quinta-feira, fevereiro 08, 2007

Eucalipto

Eucalipto



Origem geográfica do eucalipto

O eucalipto é uma espécie espontânea na Austrália. Existem mais de 700 espécies de eucaliptos, sendo que grande parte destas espécies pertencem à flora caracteristica do continente australiano, existindo apenas um pequeno número de espécies próprias em Nova Guiné e Indonésia. Algumas espécies de eucaliptos foram exportadas para outros continentes, nos quais adquiriram uma relevante importância económica, uma vez que crescem rapidamente, além de que fornecem a celulose que é utilizada para fabricar papel.


Forma de introdução

O eucalipto foi introduzido em Portugal, há pouco menos de 200 anos, como sendo uma árvore ornamental. Esta espécie encontrou em Portugal um bom clima com condições propícias para o seu crescimento, sendo o Eucalipto Globulus espécie dominante em Portugal. O eucalipto possui uma madeira com características muito interessantes para a indústria, das quais: a espessura das paredes celulares; a baixa presença de corantes e o comprimento da fibra que permite obter uma pasta de qualidade com elevado rendimento fabril. Em Portugal o eucalipto ocupa uma parte significativa da floresta portuguesa, sendo um recurso natural renovável, de importância económica, social e ambiental

Impacto do eucalipto no ambiente

O eucalipto nao é autoctone, o que pode fazer com que os solos fiquem com défice ecológico caso o equilíbrio não seja reposta quando se faz o re-florestamento.

Saber mais

Diversos estudos científicos demonstram que é errado pensar que os eucaliptos desertificam os solos ou produzem efeitos indesejáveis que podem ser medidos. O conhecimento científico explica, também, a aparente contradição que existe entre o facto de o eucalipto crescer muito depressa (e por isso esgotar os sais minerais dos solos) e o facto de não haver degradação da composição química desses mesmos solos. É que mais de 80% dos sais minerais "extraídos" do solo pelo eucalipto são devolvidos à terra através da queda periódica das cascas e das folhas.

Bibliografia

http://www.glosk.com/PO/Manteigas/-3002738/pages/Eucalipto/9879_pt.htm

http://www.celpa.pt/images/articles/213/art213_eucalipto.pdf

http://tncweeds.ucdavis.edu/moredocs/eucspp01.html